quarta-feira, 26 de maio de 2010

O começo de tudo!

Olá!


A idéia de começar a escrever um blog sempre me atraiu, afinal sou fã das letrinhas, da leitura, dos longos comentários a respeito de tudo que vejo por aí e, como diz "o marido" (vocês ouvirão falar muito dele também por aqui - satisfação: o nome dele é Rodrigo!!), sou mestre incondicional em descrever tudo nos mínimos detalhes... seja de uma receita a uma viagem... um lugar especial, uma cena, um sentimento, uma pessoa! Aliás acho que sou assim, um tanto o quanto detalhista em muito do que faço... ou não! Na verdade tudo depende muito do meu estado de espírito e é bem verdade do meu real interesse pelo assunto que me motiva a escrever...

 


A idéia desse blog é escrever sobre minhas aventuras gastronômicas e as diversas impressões e percepções dessa relação tão emocional que guardo com a culinária ou o ato de sentar-se à (uma boa) mesa...




De fato tudo começou lá no passado quando pequenina eu assistia minha avó Ruth (querida e linda! para sempre na memória) cozinhar... pergunta daqui, pede para mexer numa panela dali, acho que fui tomando gosto pela culinária desde então. Lembro de querer sempre ajudar a copiar as receitas novas naquele imenso caderno de receitas que ela tinha - caderno não: agenda! Até hoje o vovô Roberto guarda ali, com carinho, todas as memórias gastronômicas e segredos culinários da nossa família... uma grande agenda daquelas de antigamente do extinto Banco do Estado de São Paulo (o Banespa, para os que não eram ainda nascidos ou apenas se lembram da era pós Santander...). Aliás ali está guardado o maior tesouro do Vovô: a tradicional e original receita de Marron-Glacé... aquela que levamos meses para conseguir obter com a nossa saudosa tia Rachel! (essa é estória fica para um outro post mais adiante!)




Passados alguns anos, veio a juventude e as viagens para praia e campo sempre com a turmas de amigos e, eu era sempre a favor de uma super compra de supermercado, cheia de guloseimas para um bom final de semana além do tradicional churrasco com cerveja da moçada. É claro que minha reivindicação vinha sempre seguida da pergunta dos demais membros da turma: "Mas quem vai cozinhar?" e eu prontamente respondia: Eu cozinho, mas vocês ajudam a lavar a louça! E assim fui desenvolvendo meus estágios culinários...




Anos mais tarde, já com a vovó querendo se aposentar de suas incursões culinárias assumi o posto de organizadora oficial dos almoços de domingo, feriados e datas comemorativas em casa... Família grande, origens italianas, a reunião em volta da mesa vira sempre motivo de muito falatório, risadas, bom papo e em geral uma ou mais garrafas de vinho abertas. Vinhos passaram a ser outra paixão!




Daí para a organização de festinhas, jantares para amigos em casa e a tradicional ceia de Natal todos os anos foi um pulinho! Já estava viciada nesse prazer delicioso que guardo em relação aos alimentos, texturas, sabores, aromas, cores e tudo o que diz respeito à sua forma de apresentação! Como que num ato de celebração à vida, tudo toma forma, cor, sabor e aroma, como que para dizer ao outro: preparei para você, com todo o meu amor!




E agora, começando aqui a redigir as linhas desse pretendido blog, inicio mais uma fase dessa incursão:  depois de 20 anos (1 faculdade concluída, 2 pós graduações na área de atuação original e + de 13 anos de experiência profissional que eu diria até bem sucedida), pensando em tudo isso que adoro na vida, pensando nessa relação tão colorida e divertida de tão boas lembranças e momentos com a comida, resolvi mudar... Resolvi prestar vestibular de novo e... pasmem: passei!! Vou cursar Gastronomia! Assim, daqui pra frente vou poder cozinhar, analisar, escrever, blogar, criticar, detalhar, fotografar, comentar, viajar, descobrir e vivenciar essas experiências culinárias e gastronômicas com um pouco mais de propriedade, quem sabe?!




Enfim, a idéia desse blog será retratar essa experiência... um pouco de passado, um pouco de presente e muito do futuro que ainda está por vir... compartilhar minhas ansiedades (que confesso nesse momento são MUITAS!) e incertezas, minhas viagens, minhas receitas e minhas descobertas, meus aprendizados e minhas aventuras por essse mundo tão saboroso que todos os melhores ingredientes, lugares e sabores que os mais singelos e picantes temperos me reservam!




Garfo, facas, porcelanas e livrinho de receitas (ou de viagem) na mão e... bon appétit / bon voyage!




Afinal, o melhor será viver "La Vie en Fête!"
Beijo,
Daniella

Nenhum comentário: