terça-feira, 10 de agosto de 2010

Benvenutti in questa casa! (Dia dos Pais - Festa Italiana!)

Para celebrar o Dia dos Pais, reunimos toda a familia em casa no último domingo em torno de uma mesa "verde, branca e vermelha", repleta de deliciosos antepastos, aperitivos, vinho e pães italianos crocantes e fresquinhos!








Para o almoço em si, tivemos:

- salada de rúcula com lascas de morangos frescos acompanhados de triângulos de queijo brie empanadinhos na farinha de castanha de cajú (uma adaptação simples da receita deliciosa sugerida pela Pê e pela Letícia do blog Memórias Gastronômicas - http://memoriasgastronomicas.com.br/);



- o tradicional cuscuz de atum e palmito preparado pela mamãe;


- filé mignon temperado e assado por mim, com meu segredinho básico, e um delicioso molho de cogumelhos;


e, como não podia faltar...

- uma bela massa: tortelloni de catupiry com molho rosé feito a seis mãos: minhas, do vovô e da mamãe!


De sobremesa, além de uma torta de maçã que encomendamos numa doceira (a qual não fez muito sucesso...), eu e vovô Roberto preparamos, na véspera, uma cassarola italiana, receita antiga, tradicional, que meu avô disse ser o doce preferido das lembranças da infância dele em Mocóca... eu também guardo comigo as inúmeras vezes que me lambuzei com a farta calda das cassarolas italianas que ele e a vovó preparavam para o almoço de domingo até alguns anos atrás... (a calda meio queimadinha advinda do fundo da forma, foi obra do "Biso", que não percebeu que a forma era escura e foi deixando o açucar passar um pouquinho! Mas nada que tenha prejudicado tanto assim o sabor do doce, tanto que não sobrou quase nada para contar a estória do já-te-vi!). Uma delícia!


E para completar, como não podia deixar de ter... Brigadeiros com o mais puro chocolate belga em forminhas com as cores da nossa querida Itália!




Enfim, foi um almoço e tanto, com a casa cheia de filhos, netos, bisnetos, os papais e nosso Nôno querido!



Como eu sempre digo... um típico dia perfeito, em família, repleto de alegrias, como a vida deve ser!
Afinal o gostoso é viver... La Vie en Fête!

Um comentário:

Mônica disse...

Adorei. De novo...