quarta-feira, 14 de julho de 2010

Macarons

E já que estamos em 14 de julho, feriado na França... me inspirei, lembrei de meus tempos de colégio no Liceu Pasteur, das aulas de francês e... dos magnificos MACARONS ou "macarrons" dobrando o "r" em bom português...

Descobri uma receitinha básica e fui lá para a cozinha, testar e me lambuzar com um farto merengue colorido... Tudo bem... 1ª vez, 1ª tentativa, não sairam tão perfeitinhos assim... Coloquei pouco corante, com medo de desandar a receita que pedia corante em gel e eu só tinha em casa o líquido, então eles ficaram um pouquinho pálidos demais para o meu jeito pink de ser... Depois o bico do saco de confeiteiro era estreito demais, eu não acertava nunca o tamanho das bolinhas e o danado ainda veio a entupir no meio do caminho... e para finalizar, descobri que meu forno inicia a temperatura em 180º C e a receita era taxativa que os docinhos deveriam ser assados por 10 minutos em forno de 100º C e mais 10 minutos em 130º C... foi uma briga de abrir, fechar e deixar a porta do forno entre-aberta até que meia hora depois os danadinhos sairam mais ou menos uniformes, contudo simplesmente d-e-l-i-c-i-o-s-o-s, tipo assim de derreter na boca enquanto ainda quentinhos!

A etapa do recheio foi outro perrengue, já que optei por um tradicional brigadeiro belga (já virou minha especialidade, né?) e como a consistência estava um pouco mole, os danadinhos insistiam em escorregar de um lado para o outro na bandeja...

O fato é que uma vez fotografados, para ilustrar a aventura descrita nesse post, eles foram imediatamente devorados pelo marido, por mim e até pela Fiona! Mentira: consegui salvar alguns para mandar hoje para a mamãe e para o vovô em homenagem ao dia da Bastilha, dia de Fête Nationale na França, e por que não também até aqui no La Vie en Fête! 














Ah! Quem quiser conhecer um pouco mais da história do Macaroon pode dar uma olhada no site da Maison Ladurée em Paris, a mais tradicional casa desses coloridos e encantadores docinhos maravilhosos!

(http://www.laduree.fr/public_en/historique/histoire_macaron.htm.plus.htm)


 
Os meus, ainda nem de longe estão parecidos com os deles, mas de tentativa em tentativa, a gente vai se divertindo, afinal é como eu sempre digo, o lance é viver La Vie en Fête!

Beijocas,
Dani

2 comentários:

Anônimo disse...

Dani.
uau uau uau pelamordedeus. que coisas mais deliciosas sao essas... terei que encomendar umas COISINHAS pro dia do jantar da Helo. heheheh.
vc. é gourmet em tempo integral agora ?
conta aí.
beijos
saudades
Dena

Bruna Assolini disse...

Oi Dani!
Nossa, macarons! Eu lembro daquele Natal que vc encomendou vários deles, coloridíssimos e deliciosos =]
Que legal que vc está aprendendo a fazê-los. Se vc deixar alguns no vovô e sobrar eu vou esperimentar hehehehe e VIVE LA FRANCE!
ps. suas aventuras culinárias me lembraram o filme Julie & Julia, já assistiu? É a SUA CARA!
Beijinhos da prima :D