segunda-feira, 26 de julho de 2010

Petit Gateau de limão siciliano

Demorou, eu sei... ando atrasada com minhas postagens... Mas agora eis que está aí a receita do petit gateau de limão siciliano que eu peguei na revista, testei, refiz e digamos, dei meus pitaquinhos para ficar um pouco mais ao gosto do pessoal aqui de casa... É muito fácil de fazer...

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

250 g de chocolate branco

(usei uma barra e meia de chocolate Galak [ou Laka] - cada barra tem aproximadamente 170 g, sendo assim parti a segunda na metade e foi sufuciente... É claro que dá para comprar uma barra de chocolate branco para confeitaria, porém só vale a pena se você for usar para várias receitas, caso contrário as barras tradicionais fazem a mesma função...)

200 g de manteiga sem sal
4 ovos inteiros e ainda, mais 4 gemas
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Raspas de 3 limões sicilianos (só raspe a parte amarelinha, pois a parte branca deixa tudo amargo...)
Manteiga para untar e farinha de trigo para polvinhar as forminhas

E aqui entra meu pitaco sugestivo: 2 colheres (rasas / sopa) de açúcar

12 forminhas de aluminio individuais, daquelas para fazer petit gateau

Mãos a obra:

Derreta o chocolate branco com a manteiga em banho-maria. Enquanto o chocolate vai amolecendo você pode aproveitar para untar as forminhas e polvilha-las com a farinha de trigo. Reserve o chocolate com a manteiga bem derretidos e misturados de maneira cremosa.

Em uma tigela misture os demais igredientes (ovos + gemas + farinha de trigo + raspas de limões). A receita da revista manda passar tudo numa peneira. Ou seja, o trabalho fica na hora de passar na peneira. Sendo assim, novamente aqui entra meu pitaco - na primeira vez misturei tudo na mão com um fouet, mas depois percebi que fica bem mais fácil e a mistura muito mais fininha até, se você bater com a batedeira (e daí pode até dispensar a peneira!!)

Quando tiver uma mistura homogênea, pare de bater e misture delicadamente o chocolate derretido com a manteiga. Distribua a massa nas forminhas sem completa-las, pois a massa cresce um pouquinho no forno, assim você pode deixar um espaço para ela subir!

Asse em forno pré-aquecido e quente (200º C) por 7 a 10 minutos - dependendo da regulagem de seu forno pode demorar um poquinho mais... Os bolinhos estarão no ponto quando a borda estiver firme e o centro ainda apresentar uma textura cremosa.

Desenforme ainda quente e sirva cada bolinho com uma bola de sorvete de creme ou de chocolate e calda de sua preferência. A minha calda em casa foi feita com chocolate belga derretido com umas gotinhas de leite para deixa-la mais fluida... Decorei ainda com amoras e se você quiser pode usar sua própria calda para dar um toquinho especial!

Dependendo do tamanho de suas forminhas a receita rende até 12 bolinhos!

Bon appétit!



A receita original está na Revista Gosto nº 12 de Julho de 2010, pág. 101.

Nenhum comentário: