terça-feira, 22 de junho de 2010

Receitando...

No primeiro jogo do Brasil na Copa, fazia um dia que eu havia sido gentilmente "desligada" (que horror! que palavra péssima para expressar um corte!) do escritório e confesso que minha animação para assistir a Copa não estava lá das melhores... No entanto, subitamente, ao sair na rua pela manhã para passear com a Fiona, vi aquele alto astral que só brasileiro tem, todos de verde e amarelo saracutiando por aí, e resolvi aceitar o convite da minha irmã para curtir a partida na casa dela, fazendo uma bagunça com meus sobrinhos lindos!

Como não sou de chegar de mãos vazias em reuniazinha nenhuma de família ou de amigos, e, no mais, tudo é sempre uma desculpa (e uma sessão de terapia automática) para cozinhar, arregacei as mangas e fui logo preparando alguns aperitivos rápidos e fáceis, já que o jogo logo logo estava pra começar... Dentre a folia de última hora, duas receitinhas se destacaram e já que elas não necessitam de prática ou habilidade, compartilho aqui com vocês, como prometido à mana e Nanda que estavam lá presentes também...

Mousse "Fácil" de Gorgonzola

1 lata de creme de leite
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de água para dissolver a gelatina em pó
100 g de queijo gorgonzola
torradinhas para servir

Dissolva a gelatina em pó sem sabor nas 3 colheres de sopa de água fria em um pequeno recipiente e leve ao microondas para aquecer por 15 segundos ou ao fogo brando em uma panelinha (como preferir, acho o microondas mais rápido e mais prático nessas horas, pois não suja panela!). Junte no copo do liquidificador o creme de leite (com soro e tudo que tiver direito, abaixo o desperdício!), a gelatina dissolvida e aquecida, e o queijo gorgonzola picadinho. Bata tudo no liquidificador até tomar uma consistência cremosa.

Despeje em uma assadeira de silicone ou outra que você tenha em casa que seja fácil de desenformar (verifique se há necessidade de untar sua assadeira antes de despejar a mousse, a minha aqui de silicone não precisa ser untada, mas se a sua precisar, unte com duas ou três gotas de azeite de oliva).

Coloque para gelar por uma hora. Deseforme e sirva com torradinhas!
Em tempo: também fica uma delícia para acompanhar saladas verdes no verão!



Mousse Tropical de Manga e Maracujá

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de água
1 copo (250 ml) de suco concentrado de manga (tipo maguary)

Para a calda:
2 maracujás  (fruta)
4 colheres de açucar
50 ml de água

Da mesma maneira da mousse anterior, dissolva a gelatina em pó sem sabor nas 3 colheres de sopa de água fria em um pequeno recipiente e leve ao microondas para aquecer por 15 segundos ou ao fogo brando em uma panelinha (como preferir, acho o microondas mais rápido e mais prático nessas horas, pois não suja panela!). Junte no copo do liquidificador o creme de leite (com soro e tudo que tiver direito, abaixo o desperdício!), a gelatina dissolvida e aquecida, o leite condensado e o suco de manga concentrado. Bata tudo no liquidificador até tomar uma consistência cremosa.


Despeje em uma assadeira de silicone ou outra que você tenha em casa que seja fácil de desenformar (verifique se há necessidade de untar sua assadeira antes de despejar a mousse, a minha aqui de silicone não precisa ser untada, mas se a sua precisar, unte com duas gotas de óleo - aqui não dá para usar o azeite porque daria gosto no doce!).

Coloque para gelar por uma hora e meia. Deseforme e prepare a calda para jogar por cima: abra o maracujá, retire seu conteúdo (sementes e suco) e coloque em uma pequena panela. Adicione o açúcar e a água e prepare uma calda aquecendo em fogo brando até abrir fervura. Despeje por cima da mousse e sirva!


Viu como é fácil?

Bon appétit!

Beijo,
Dani

Nenhum comentário: