sexta-feira, 18 de junho de 2010

SANTIAGO do CHILE e arredores...

Entre 2007 e 2009, meu marido trabalhou indo e voltando de temporadinhas em Santiago no Chile. Nós que já havíamos adorado a cidade quando passamos nossa lua de mel por lá, viramos fãs de carteirinha do território chileno, da capital Santiago e de seus arredores...


Depois de uma porção de estadas e muitas andanças por lá, registro aqui algumas dicas e impressões sobre Santiago, cidade que, mesmo com após o recente terremoto, eu, sem dúvida alguma, adotaria para morar, por suas avenidas largas e limpas, seu povo organizado e respeitoso, os amizades queridas que fizemos, a temperatura mais fresca (e até mesmo o frio gostoso, às vezes!) e a linda moldura das Cordilheiras que enquadra o lado leste da cidade como que num painel fotográfico perfeito!





Adorável Santiago...

Santiago é uma cidade plana, com ruas e avenidas largas, emoldurada ao fundo pela Cordilheira dos Andes que parece um cartão postal sempre com um pouquinho de neve no topo (ou muita, dependendo da época do ano que você vá!). Tem um monte de praças espalhadas pela cidade, muitas mesmo, cheias de árvores, fontes, esculturas etc. Ou seja, é um convite e tanto para andar a pé!








Moneda e Mercado Central


Começando então pelas minhas andanças a pé, o MERCADO CENTRAL é um passeio obrigatório, como dizem por aí, é praticamente uma instituição chilena! Ele fica na estação Cale y Canto do Metro, mas o legal mesmo é você descer na Moneda conhecer a casa presidencial e daí ir a pé caminhando pelo Centro desde a Moneda até o Mercado Central, assim já vai conhecendo tudo! Ali você vai se maravilhar com todo o tipo de frutos do mar que jamais viu ou imaginou que existisse! São tantos formatos e tamanhos de moluscos, centollas, locos, etc  todos com nomes diferentes que nunca vimos escritos naquelas plaquinhas que parecem pequenas lousas de giz, que até parece que você está uma aula de biologia marinha! Os frutos do mar do Pacífico são bastante diferentes dos encontrados por aqui em mares do Oceano Atlântico. O maior barato também é que todos os vendedores logo percebem que você é brasileira(o) e começam a fazer brincadeirinhas, em especial devido ao apelido de nosso atual Presidente!


Ali também você será abordado por maitres e garçons tentando te arrastar para sentar numa mesa dos diversos restaurantes que têm no local e degustar uma daquelas especialidades... Recomendações: o DONDE AUGUSTO é o maior de todos os restaurantes do mercado e tem preços salgados; as porções são generosas, mas não dá para dizer que é a melhor comida de frutos do mar que já se comeu na vida. É OK, é turístico, vale sentar se tiver muito afim e tomar um PISCO SOUR comer um petisco e nada más! E já que falamos no Pisco Sour, explica-se que é um drinque feito de pisco, um aguardente de uva, cuja origem é disputadíssima entre os peruanos e os chilenos – eles vivem a disputar “donde” surgiu o pisco, mas te garanto que sendo chileno ou peruano, o danado é bem gostoso!


Vai suco de limão, clara de ovo e duas gotas de Angostura pra enfeitar e temperar. Enfim, é o drinque nacional, você tem que conferir - eu sou suspeita porque adoro e aproveitava para degustá-lo sempre que podia, pois em alguns restaurantes, essa bebida já vem incluída no "menu" como aperitivo de cortesia!



Ainda no fundo do Mercado, saindo em direção ao Rio Mapocho tem o restaurante EL GALEÓN que tem preços um pouco mais convidativos do que o DONDE AUGUSTO, no mesmo esquema "descobrindo os mares do Pacífico" para quem estiver a fim de experimentar! Porém mais uma vez não espere uma comida “exquisita” (no sentido hispânico), tampouco um atendimento precioso. É lugar "de turista" e "para turista", de todos os cantos e bolsos, portanto aquele "vale tudo"... Particularmente, eu guardaria a “plata” para desfrutar um bom restaurante de especialidades do pacífico como o LA MAR ou ASTRID y GASTÓN, ambos restaurantes do renomado chef peruano Gastón Acurio...

Ah! Por falar em comida, uma coisa não posso esquecer de mencionar: o couvert básico dos restaurantes mais populares da cidade é composto de pão, manteiga e vinagrete de coentro - e eles não cobram por isso, viu?! É uma cortesia, não importa o naipe do restaurante. O tal molhinho de vinagrete bem picante, feito com salsa e cebola roxa você encontra também em lanchonetes, pra colocar na sua empanada. Uma delícia para uns e um horror pra quem odeia esse tempero! Infelizmente sei que existem essas pessoas que abominam o tal cheirinho verde no melhor estilo das moquecas nordestinas, por isso, atenção: coentro por lá é CILANTRO, se você não gosta do tempero, pergunte sempre, em qualquer restaurante, se o prato vem com cilantro. Porque inúmeras receitas chilenas vêm com cinlantro e AJI (uma pimenta laranja não muito ardida, mas bastante aromática)! Eu adoooooro ambos, também sou suspeita nesse quesito!

Quando estiver caminhando pelo Centro, aproveite para tomar um cafezinho em um CAFÉ CON PIERNAS! É meio machista e bizarro nos dias de hoje, mas há que se considerar que o Chile é conhecido por ser um país conservador, cheio de heranças militares... Há alguns espalhados pelo centro, dentre eles o Café Caribe e o Café Haiti, ambos no Paseo Ahumada.

Apenas uma curiosidade de advogada que sou de formação: um ícone do conservadorismo chileno é a lei do divórcio, que só foi aprovada em 2004! Antes disso, o país era um dos três únicos do mundo a proibir que um casal se divorciasse legalmente. Até o advento da Lei do Divórcio, os casais chilenos se juntavam ao invés de casar, já que separar por lá era algo bem dificil se a relação não desse certo!

Ainda nas imediações do Centro, não deixe de ir ao CERRO SANTA LUCIA e se for possível tire pelo menos uma meia hora para curtir a vista e o local. Sua entrada principal ao sul fica na Avenida Libertador Bernardo O'Higgins. Trata-se do local onde a cidade de Santiago foi fundada. É uma espécie de parque / forte com canhões, fontes e no topo do morro há uma bela vista do centro da cidade de Santiago. Olhando o Cerro de frente, ao seu lado esquerdo está o prédio da Biblioteca Nacional, um edifício muito bonito, mas que ainda não tive a oportunidade de conhecer por dentro.


Também no circuito parques e vistas da cidade, você pode subir o CERRO SAN CRISTÓBAL que fica dentro do PARQUE METROPOLITANO. Uma boa dica para chegar lá em cima é você subir pela lateral direita do parque, onde tem um teleférico - peça ao motorista de taxi para te deixar na entrada do parque onde há o teleferico. No meio do caminho do teleferico você tem a opção de fazer uma parada e visitar um pequeno museu de vinho junto a um restaurante que tem no meio do parque, tirar umas fotos, há uma construção bacana por ali.

No alto do cerro tem uma imagem da Inmaculada Concepcion e se o dia estiver de céu claro (coisa rara, por conta da poluição santiaguina – tente ir depois da chuva, se chover, quando a névoa se dispersa), você terá uma visão fantástica da cidade de Santiago.


De toda forma, programe-se e confira a previsão do tempo, porque se o céu estiver fechado e a inversão térmica tornar o céu cinzento, nem vale muito a pena subir as escadarias até os pés da Santa. Como disse anteriormente, Santiago é em geral coberta por uma camada grossa de poluição devido a sua localização ao lado dos Andes e simplesmente não se vê nada lá de cima...

Outra opção é subir o Cerro de carro, pagando uma pequena taxa de admissão e seguindo a rota indicada pelas placas. Daí você vai passar pelo JARDIM JAPONÊS, que confesso ter ficado mega desapontada com o estado péssimo de conservação (em julho 2009) e pelo JARDIM MAPULEMO (Bosque de La Tierra) – esse sim, super bacana de ser visitado, vale a parada para conferir uma boa amostra da flora chilena, apreciar a vista da cidade, tirar fotos das palmas chilenas enormes e aprender sobre as propriedades medicinais de várias plantinhas.

A descida do CERRO SAN CRISTÓBAL pode ser feita de FUNICULAR, um bondinho tipo o “plano inclinado” de Salvador na Bahia, sabe?!? O detalhe bacana é que ele foi inaugurado em um 25 de abril - dia do meu aniversário – como está descrito na placa explicativa afixada na estação lá em cima, vejam lá!!


Descendo de bondinho montanha abaixo, e, passando ao lado do ZOO da cidade, você desembarcará em uma pracinha simpática (cheia de vendedores de bugigangas e algodão doce para as crianças que saem do parque!), e caminhando logo mais adiante à esquerda encontrará, numa viela meio escondidinha, o museu / casa de Pablo Neruda - LA CHASCONA. Trata-se de uma construção azul royal onde ele viveu com a esposa. Há visitas guiadas no local e você deve conferir.

O escritor-poeta PABLO NERUDA era um “coisista” e fazia coleção de milhares de coisinhas... de copos e xícaras coloridas, pratos de porcelana, peças de navio, corujas, cartas, livros e por aí vai... Sem dúvida uma pessoa muito espirituosa, além claro de notória inteligência intelectual, cuja estória merece ser conhecida. Há um café pequenino no local onde se aguarda o horário do próximo tour guiado e posso garantir que tomar um “cortado” por ali observando a bela vista da cidade é muito agradável também.

Bellavista

Justamente ali onde está a La Chascona e donde se tem essa vista exemplar de Santiago, começa o BARRIO BELLAVISTA que é o bairro boêmio da cidade. Parece um pouco a Vila Madalena há uns 10 ou 15 anos atrás... vários restaurantes, barzinhos, danceterias e ainda umas poucas lojinhas descoladas. Hoje a nossa Vila Madalena anda muito mais comercial do que umas poucas lojinhas descoladas, não é mesmo?!

Vale a pena dar uma caminhada por ali durante o dia, mas o agito mesmo da Bellavista é à noite. Se optar por caminhar durante o dia, são apenas dois ou três quarteirões principais que valem a pena andar até porque o bairro é um pouco ermo, mas se estiver muito cansado ou não estiver a fim de caminhar,  pegue um taxi e peça para ir direto ao PATIO BELLAVISTA (Rua Constitucion, 30 www.patiobellavista.cl ). Esse é um lugar que vale a pena visitar! É um mix de galeria de arte, lojinhas descoladas, vários restaurantes e cafés, tudo a céu qualquer. Muito legal mesmo! Basta escolher onde sentar, pedir um bom vinho nacional e curtir o local! Na hora do almoço, nos dias de semana, é possível pedir o menu executivo em quase todos os restaurantes ali instalados, que por um preço fixo e atrativo, oferece ao menos um drink – dá-lhe eu de novo de Pisco-Sour!! – uma entrada, um “plato de fondo” e uma sobremesa. Em alguns lugares mais generosos também está incluso um refrigerante ou água, como foi o caso do BRANNINGAN´S em julho de 2009, quando desfrutei um almoço completo, com tudo acima incluso e apresentação dos pratos digna de um chef renomado, por menos de 25 reais!

Outra boa pedida por ali é um bistrô francês delicioso chamado LE FOURNIL. Experimentamos um entre-côte delicioso dessa última vez em outubro de 2009, acompanhado de um delicioso vinho... chileno, claro, e mais pisco sour!!!! Tudo também a um preço muito camarada!


Na mesma rua do Patio Bellavista tem mais um monte de restaurantes descolados que eu e o Rô (marido) já fomos, um deles é o COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE - Rua Constitucion, 88 tel para reservas: 777-8740 ou 735-4511 - ( www.comoaguaparachocolate.cl/ ), imperdível seja para almoçar ou para jantar. Se tiver com uma turma de pelo menos 4/5 pessoas tente reservar a mesa que é uma cama antiga! É bem divertido! Como eu e Rô na maioria das vezes fomos sozinhos, apenas o casal, sempre nos sentamos nas mesinhas em volta da fonte, no patio interno. Muito bacana também! A comida é cheia de ingredientes diferentes, alguns ditos como afrodisíacos, o que faz o restô se entitular de "cozinha mágica". Vale a pena conferir porque é um lugar diferenciado dos demais em Santiago!



Ainda na mesma rua, no próximo quarteirão, tem o restaurante AZUL PROFUNDO, que como o nome já remete serve peixes e algumas massas e tem decoração toda inspirada em barcos, coisas do mar etc! E o restaurante-bar que fica de esquina na Rua Constituicion, logo após o Como água para chocolate e em frente quase ao Azul Profundo, que infelizmente não me recordo o nome, onde já devoramos em duas ocasiões distintas, um belo Lomo a lo Pobre (carne, batatas fritas, arroz e ovos fritos super bem servido) capaz de matar a mais voraz das fomes por um preço bem justo!

Bellas Artes

Também fomos ao MUSEU NACIONAL DE BELLAS ARTES (MNBA) em julho de 2009, que tem um acervo pequeno e certamente modesto quando comparado a outros grandes museus nacionais mundo afora. O que achamos realmente bem bonito foi o saguão interno central com uma abóbada de ferro e vidro que dava uma luminosidade interessante às esculturas de mármore ali expostas. Como o bilhete de entrada tinha um precinho módico, valia a pena conferir se estivesse passando por ali. Veja, tudo isso, agora está no passado, pois com o terremoto ocorrido no final de fevereiro de 2010, vimos pela TV e Internet imagens de destruição parcial da entrada do museu e não sabemos qual a situação atual do acervo ou mesmo se está aberto para visitas. Em um rápido acesso ao site do MNBA parece que está tudo ok (os chilenos costumam ser rápidos para colocar o país novamente em funcionamento pós terremotos), mas convém checar:

Uma ida ao MNBA e uma boa caminhada pelo Parque Forestal que fica em frente ao museu é um ótimo passeio para uma manhã de domingo. Aliás, por falar em domingo, salvo em Sampa - a cidade que assim como NY e o Citibank = NEVER SLEEPS , o domingo em Santiago tende a ser "muerto" e com ruas desertas e praticamente todos os lugares vazios, salvo os Shoppings Centers! O santiaguino efetivamente aproveita o domingo para ficar com a família, ir a missa e ao shopping ("malls" e em especial, o maior e predileto deles: Parque Arauco!). Até os restaurantes mais recomendados nos guias de viagem que compramos aqui no Brasil costumam estar efetivamente fechados aos domingos! Portanto, programe-se!

Compras

E já que tocamos no assunto... Chegou a hora que eu adoro comentar: as compras! Comprar roupas no Chile é muito legal, em especial se você estiver procurando por artigos de frio, blusas de lã, casacos e overcoats, roupas para crianças pequenas e bebês. Vá a um dos shoppings da cidade: ALTO LAS CONDES ou o maior deles que é o PARQUE ARAUCO. No Parque Arauco você encontra as melhores lojas de departamento do Chile: RIPLEY, PARIS e FALABELLA que são fantásticas para comprar tudo! Sem brincadeira, as blusas de frio e casacos são de ótima qualidade com um preço lá embaixo! Muito mais barato que no Brasil... sem contar que eles vendem de tudo nessas lojas, de coisas para a casa a computadores!




Agora se quiser se acabar mesmo com coisas muito fofas para a casa não deixe de ir na CASA IDEAS. Trata-se de uma espécie de TOKSTOK nossa, mas com muito mais cor e charme! Talvez possamos dizer que é a versão latina da Crate & Barrel. Eu ficava enlouquecida com os jogos americanos, porcelaninhas, utensílios, almofadas, coisas para banheiro, nécessaires, pantufas, meias, jogos de cama, mesa, banho, edredons, porta-retratos, velas perfumadas, saches para perfumar armários... enfim! Se você é maluca e fanática por coisas para a casa como eu sou, reserve umas duas horas para se perder pelas prateleiras da CASA IDEAS porque eu garanto que vale a pena, você vai ver! Tem várias lojas da rede espalhadas pela cidade, mas tem uma bem grande no shopping Parque Arauco no Piso superior que é o Piso Diseño todinho dedicado à decoração e coisinhas para o lar!


Ainda nesse shopping Arauco, confira as ofertas de vinhos no hipermercado que fica ao lado dele: chama-se TOTTUS / FALABELLA - os supermercados costumam ter excelentes rótulos como: Missiones del Rengo, Carmen, Montes Alpha, dentre outros com preços especiais, melhores que nas casas especializadas em vinho. Também há uma rede de lojas chamada EL MUNDO DEL VINO em Santiago, com diversos endereços, onde você compra boas ofertas de vinhos com bons rótulos também, mas nada se compara ao preço das prateleiras dos grandes supermercados – ali você sempre encontra o produto nacional com uma oferta especial. E em se tratando de vinho chileno, em geral, um “vinho reserva”, já costuma ser um bom produto nacional para o padrão de consumo cotidiano brasileiro (pelo menos para o meu bolso sim!).

Para quem gosta de esportes e artigos esportivos há no bairro de Las Condes um shopping só disso! Chama-se MALL SPORT (http://www.mallsport.cl/) e fica na saída para quem vai para a montanha / estações de esqui. Vende de tudo e você pode ainda testar tudo que está em exposição, bem legal!

Um outro shopping que é bem bacana, pois é mais aberto, com espaços ao ar livre, é o PORTAL LA DEHESA [Av. La Dehesa 1445, esquina Comandante Malbec, Lo Barnechea – Santiago. Teléfono: (56 - 2) 876 0700], com boas lojas, inclusive uma enorme ZARA onde sempre encontrei ótimas promoções (suerte ou coincidência!?!), porém por ficar bem mais afastado do centro, mais próximo à saída para a Cordilheira, só vale a pena você ir se estiver com um carro alugado a sua disposição.

Passeios alternativos

Outro passeio que eu recomendo muito para uma tarde de sábado ou domingo seja ela fria ou ensolarada: PUEBLITO LOS DOMINICOS. Funciona das 10 às 19 horas de lunes a domingo, exceto dias santos - daí é melhor telefonar antes... http://www.pueblitolosdominicos.com/

O Lugar é muito legal, uma feira de artesanato a céu aberto, tem música, artesanias de todo o Chile, várias echarpes, ponchos, xales de lã, bijouterias com lapis lazuli (a pedra azul do Chile), prata, madeira, pinturas, comidinhas enfim... um lugar bem gostoso de passar algumas horas! E de quebra fica no fundo de uma praça enorme onde há muito verde e crianças sempre brincando. Bem legal! O Pueblito fica no final da Avenida Apoquindo, 9085 (esta avenida é a veia central do Chile que corta a cidade de leste a oeste - ao leste está a Cordilheira... o Pueblito fica no final dela, bem no pé da montanha, logo ali onde no topo a gente avista a neve!)

Outro passeio para quem estiver com tempo de sobra na capital chilena é ir conhecer o PALACIO COUSINO, uma mega casa do século 19 onde viveu a familia Cousino (fundadora da vina Cousino Macul, dentre outros trilhardários negócios como extração de prata, cobre etc.) e se parece um mini-Palácio de Versailles. Simplesmente um luxo! A casa permaneceu com a família até meados de 1970 quando foi vendida ao governo chileno e virou museu. Bárbaro!

Arredores de Santiago...

Bem até aqui escrevi bastante sobre Santiago, mas também prometi falar sobre seus arredores... Todo mundo que vai para Santiago, fica naquela dúvida se deve ou não conhecer VIÑA DEL MAR e VALPARAISO. Eu particularmente digo que Viña vale a pena se sua curiosidade for gigante... Valparaiso, ok é bonitinha, tem seu valor, mas Viña só mesmo porque você já está ali do lado! Sendo assim, eu recomendo um bate e volta e nem precisa ficar uma noite por lá como eu e Ro fizemos em 2007... não há nada de especial por lá, nada que as nossas cidades de Santos e Guarujá não se pareçam - Valparaiso é portuária como Santos, com construções bem antigas e as famosas casinhas dos estivadores todas super coloridas acostadas nos morros e Viña del Mar é a Guarujá chilena de 50 anos atrás... Os aposentados têm apartamentos de veraneio e caminham pelo calçadão. À noite todos vão ao casino de Viña fazer um joguinho e passar o tempo. A praia é cheia de pedras (parece cascalho e não areia fininha que nem as nossas lindas praias do Nordeste!) e a água do oceano pacífico é geladíssima! Me desculpem os amigos chilenos pela sinceridade, mas achei a capital Santiago muito mais atrativa do que a famosa duplinha de cidades litorâneas!

Agora, se for inverno, ou mesmo final de outono, o que vale a pena é, sim, subir a montanha... Dar um pulo em Vale Nevado nem que seja apenas para passar o dia. No entanto, é preciso verificar se as estações de esqui já estarão abertas e funcionando porque estações de esqui fora de temporada (fechadas para manutenção) parecem cidades fantasma... Procure se informar em Santiago ou mesmo no site www.chileanski.com.

Por enquanto é isso! Nos próximos posts vou escrever sobre os passeios às vinícolas e um pouco mais sobre restaurantes de Santiago... Já dá para se divertir e planejar sua viagem com esses passeios!
Qualquer dúvida, não deixe de me escrever para perguntar!
Um beijo, e aproveite o Chile!

Dani

Um comentário:

Jonas disse...

Com certeza muitas pessoas virão sua avaliação e ela ajudou muita gente. Obrigado por compartilhar :)

(Eu segui algumas das dicas, muito legal!)