sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sabores e delícias em Santiago...

No quesito gastronomia, Santiago oferece boas opções em vários bairros espalhados pela cidade: Astrid y Gastón (comida típica peruana) para mim é a melhor – imperdível e irretocável em todos os sentidos! Faça reserva e vá preparado para extravagâncias: as sobremesas são uma tentação magnífica que você tem que ver e experimentar! www.astridygaston.com ).

A cozinha de Gastón Acurio é fantástica! É fato que na primeira vez em que estivemos lá, depois de um pisco sour peruano duplo, eu já não me lembrava bem os nomes dos pratos estrelados que o guia de viagem que eu comprara recomendava, mas optei por um ceviche clássico que estava maravilhoso, e a sobremesa era algo cinematográfico... Uma esfera de chocolate recheada com sorvete de lucuma, calda de frutos del bosque e um biju em forma arquitetônica que é um show à parte quando vem à mesa e o maitre lhe cobre com uma calda de chocolate quente, só vendo e experimentando para saber...


Na segunda vez que estivemos lá, obviamente repeti a sobremesa (há outras no cardápio também famosas, mas nenhuma tão especial como a esfera de chocolate, não duvide!), e então experimentei o arroz de frutos do mar que também estava muito gostoso, apesar do tempero se tornar um pouco enjoativo depois de algumas garfadas.



Tem também o LA MAR (cevicheria em Vitacura - http://www.lamarcebicheria.com/, isso mesmo, irmã da famosa que abriu aqui em SP no Itaim Bibi), o BORAGÓ (cozinha molecular – se é que eu saberei um dia como explicar o que é isso, dá uma olhada no site você mesmo: www.borago.cl/ ), o DEL COCINERO BISTRO um bistrô super fofo e pequenino de um cara que largou a vida executiva por um projeto de vida maior: abrir o tal bistrô. Inclusive o tal dono já morou no Rio de Janeiro – eu e Rô adoramos jantar escutando uma boa bossa nova! www.delcocinero.cl/ ) etc. Eles ofereceram um pescado ao estilo francês para o Rô e o meu prato era bem exótico, no melhor estilo tailandês! Bem legal!

Também vale a pena conferir um dos restaurantes em BORDE RÍO (Av. San Jose María Escrivá de Balaguer Nº 6.400 - http://www.borderio.cl/), um lugar bem descolado, na borda do Rio Mapocho em Vitacura com vários restaurantes, que funcionam de dia e de noite - particularmente, acho que durante o dia o lugar é mais bonito ainda...


Eu e o Rô adoramos um argentino que tem ali com uma carne maravilhosa: LA TABLA e demos um ok para o DELMÓNICO.

Nessa última visita fomos almoçar no El Outro Sítio, também situado no complexo Borde Río, com uma vista peculiar para o Rio Mapocho e o alto de Vitacura com mega casas no pé da montanha. Coisa fina, também de cozinha típica peruana, com um serviço impecável para os padrões chilenos!

 

Ainda no quesito comida do país vizinho, o Peru (que você já deve ter percebido se destaca na gastronomia por lá!) uma excelente e elegante pedida é o Restaurante El Chalán (http://www.elchalan.cl/) que fica na Manuel Montt, 1616 fora do circuito dos restôs mais badalados na Providência.


Havia também talvez o mais famoso de todos os restaurantes de Santiago e sem dúvida imperdível: eu e Rô fomos em nossa lua de mel - AQUI ESTA COCO (Marisqueria - www.aquiestacoco.cl ) - que ficava na La Concepcion, 236 Tel. 251-9143 / 235-8649 entre as Avenidas Andrés Bello e Providencia na altura do nº1700. Era um incrível restaurante num casarão do bairro da Providência, onde foram preservados os porões, com antigas adegas e salas de degustação, e diversas salas privadas. Seu dono, Coco Pacheco um antigo capitão/marinheiro se tornou um respeitado gastrônomo, que preservava a culinária do mar principalmente com uma incrível variedade de moluscos, crustáceos e peixes do Pacífico. O Aqui esta Coco infelizmente pegou fogo em julho de 2008 e pelo que soube reabriu agora em 2010, todo reformado, ressurgindo das cinzas em grande estilo (e sabor!)! Confesso que estou doida para conferir e tão logo o faça, contarei a vocês por aqui!

Na Avenida Isidora Goenochea fomos em dois restaurantes, um deles bem bacana, o DUE TORRI italiano elegante com excelente serviço e outro muito agitadinho para meu gosto chamado TIRAMISU. Como disse, o primeiro é um italiano sensacional, muito fino, onde comi um risoto de frutos do mar excepcional! O segundo um pizza-bar bem santiaguino, agitado e enfumaçado (permitem fumadores, infelizmente!) e claro a nossa pizza dá de 10 na deles! Mas ok, valeu pela baladinha com todos nossos amigos chilenos da Fundacion!

Por fim, se estiver com crianças, vale a pena conferir o restaurante OCEAN'S PACIFIC que fica perto do Centro em Santiago, na Avenida Ricardo Cumming, 221 (www.oceanpacifics.cl/main.htm) por sua decoração toda ambientada em bichos e coisas diretamente “trazidas” do fundo do mar... É como se você estivesse num submarino ou num navio, incluindo uma sala onde acima de sua cabeça há o esqueleto de uma baleia branca enorme... ou ainda uma outra sala onde vc se senta dentro da cabeça de um tubarão de boca aberta... e por aí vai! A comida não é lá grande coisa, mas é um passeio diferente que em geral as crianças e adolescentes curtem bastante!



Escolha seu roteiro, abra o menu e bon apétit!

Nenhum comentário: